A presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, marcará presença nesta quinta-feira (4) no Workshop Internacional de Perdas Não-Técnicas, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O evento será realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e contará com debates sobre o papel do regulador, os desafios da prestação de serviços de distribuição em áreas de elevada complexidade socioeconômica e a garantia do acesso a serviços públicos de qualidade.
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o furto de energia no Brasil aumentou 20% em 2023, alcançando 40,8 TWh. Este tipo de crime, além de representar um risco à comunidade, eleva a conta de luz dos consumidores que pagam suas tarifas regularmente.
Em Mato Grosso do Sul, a Energisa MS detectou 7,1 mil irregularidades de furto de energia entre janeiro e dezembro de 2023, totalizando 20,218 GWh de energia, quantidade suficiente para abastecer aproximadamente 95 mil residências.
Esses elevados níveis de perdas não técnicas, juntamente com a inadimplência em áreas de concessão de distribuição de energia elétrica com alta complexidade socioeconômica, são dois dos principais desafios para a regulação econômica. Esses problemas impactam a sustentabilidade do serviço e a modicidade das tarifas e podem representar uma barreira significativa para a modernização do setor e para uma transição energética justa no médio e longo prazo.