Pesquisa do Laboratório Lapis da Ufal indica que rajadas de vento e condições meteorológicas adversas foram decisivas para o acidente que ocorreu na última sexta-feira.
Um estudo realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sugere que ventos fortes e turbulências desempenharam um papel crucial na queda do avião da Voepass, ocorrido em Vinhedo, SP, na última sexta-feira (9). O levantamento indica que a aeronave ATR 72-500 enfrentou turbulências durante todo o trajeto, sendo pressionada por ventos vindos da Amazônia, especialmente no lado esquerdo, onde fica o piloto.
O meteorologista Humberto, fundador do Laboratório Lapis, explicou que a aeronave perdeu potência ao atravessar uma área com ventos fortes e chuva próxima a São Miguel do Arcanjo (SP). “Essa área fez com que a aeronave perdesse potência, como mostra a análise dos dados de radar do voo”, afirma Humberto.
De acordo com o estudo, a aeronave enfrentou uma série de condições adversas, incluindo a formação de gelo e ventos muito intensos, que culminaram em uma perda de velocidade superior a 100 km/h. Mesmo após sair da área de formação de gelo, o avião foi exposto a rajadas de vento muito fortes, o que pode ter causado a perda de sustentação ou danificado alguma estrutura da aeronave.
O relatório destaca que o avião entrou em estol – uma manobra perigosa em que o avião perde sustentação e “mergulha” para tentar recuperar potência. “Nessa mudança de direção, já próximo de Vinhedo, as correntes de vento podem ter levado a perder sustentação ou até mesmo avariado alguma estrutura do avião”, conclui o meteorologista.
A pesquisa indica que o avião enfrentou três fases críticas durante o trajeto de Cascavel até a região Metropolitana de Campinas. O estudo, que cruzou informações meteorológicas minuto a minuto, revelou que a aeronave foi submetida a condições extremas de turbulência, ventos e formação de gelo, fatores que contribuíram para o trágico acidente.
O levantamento do Laboratório Lapis traz uma análise detalhada e preocupante sobre as condições meteorológicas que podem ter sido decisivas para o desfecho do voo. Com essa nova perspectiva, espera-se que as investigações sobre o acidente considerem esses fatores ao determinar as causas exatas da queda do avião da Voepass em Vinhedo. As informações são do site CNN Brasil.