A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) anunciou a antecipação da vacinação contra a Influenza em todos os 79 municípios do estado. A campanha, que oficialmente começaria em 10 de abril, foi adiantada em razão do aumento de casos de doenças respiratórias e da chegada do outono.
O Ministério da Saúde enviou a primeira remessa com 92 mil doses do imunizante para o estado, e a SES já iniciou a distribuição. Até o momento, 38 municípios retiraram as doses e estão autorizados a iniciar a vacinação desde a terça-feira (28). Aqueles que ainda não fizeram a retirada podem buscá-las na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica até a próxima sexta-feira (31).
A novidade deste ano é que todos os públicos estão autorizados a serem vacinados contra a Influenza, segundo informou a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger. Além dos idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades, também estão incluídos na lista de vacinação as pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A antecipação da campanha é uma medida importante para prevenir o aumento de casos de doenças respiratórias. A SES reforça a importância de a população estar atenta às datas e locais de vacinação e respeitar as medidas de segurança sanitária durante o processo de imunização.
Odirley Deotti com informações SES