Mesmo após o término da campanha nacional, a população de Campo Grande pode se vacinar contra a gripe em mais de 70 unidades de saúde.
A vacinação contra a gripe continua disponível para toda a população com mais de seis meses de idade em Campo Grande. Durante a semana, mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) estão aplicando o imunizante. Mesmo com o encerramento oficial da campanha nacional no dia 31 de maio, o município ainda possui aproximadamente 45 mil doses da vacina em estoque, garantindo a continuidade da aplicação.
Segundo informações do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), as doses continuarão sendo administradas enquanto houver disponibilidade. Até o momento, cerca de 34,36% do público-alvo em Campo Grande já foi vacinado, o que representa aproximadamente 109,959 mil pessoas, de um público estimado em 339 mil pessoas.
O relatório divulgado pelo Serviço de Imunização mostra que a maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. Entre os idosos com 60 anos ou mais, um dos grupos mais vulneráveis, aproximadamente 62,7 mil pessoas receberam a vacina, representando 46,57% do público estimado em 134.732 pessoas.
Apesar dos esforços, a cobertura vacinal continua abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada grupo prioritário. No ano passado, apenas 43,4% do público-alvo buscou pela vacinação. É importante ressaltar que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A, além da Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.
com informações CGNotícias
Foto: Divulgação/Freepic