Campo Grande , 25 de novembro de 2024

‹ Voltar

Vacinação contra a gripe é ampliada com novo ponto no centro da Capital

  • Postado em 15 maio 2023
  • Categorias:Cidades

Desde a última quinta-feira, dia 11 de maio, a vacinação contra a gripe está aberta para toda a população em Campo Grande. Visando ampliar o acesso ao imunizante, um novo ponto de imunização foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 15 de maio, no centro da Capital, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

O novo local de aplicação de vacinas está situado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Rua Sete de Setembro nº 408, esquina com a Rua 14 de Julho, e funcionará até o dia 19 de maio, das 8h às 19h, atendendo por ordem de chegada. A equipe responsável pela vacinação é composta por profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, enfatiza a importância de toda a população se vacinar, especialmente os grupos prioritários que possuem maior suscetibilidade a desenvolver formas graves da doença.

“Com a chegada do frio, é essencial que estejamos vacinados e aumentemos a taxa de imunização em nossa capital. Somente assim conseguiremos controlar a doença e evitar sobrecarga nos serviços de saúde”, ressalta o secretário.


De acordo com o relatório divulgado na sexta-feira, dia 12 de maio, pelo Serviço de Imunização da Sesau, 22,11% do público-alvo já recebeu a vacina, o que corresponde a aproximadamente 74,9 mil pessoas, de um público estimado de 339 mil.

Entre os grupos vacinados, destaca-se a maior taxa percentual de cobertura entre os adolescentes em medidas socioeducativas, alcançando 47,89%. No total, os idosos com 60 anos ou mais continuam sendo os mais imunizados, com cerca de 41,7 mil doses aplicadas, representando 31,01% do público-alvo estimado em 134.732 pessoas nessa faixa etária.

Na campanha anterior, a cobertura vacinal ficou abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos grupos prioritários. Em 2022, apenas 43,4% do público-alvo procurou pela vacinação.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A, além da Influenza B, sendo eficaz contra as três variantes do vírus da gripe.

Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia, tanto no período da manhã quanto da tarde, em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (UBSF).

com informações da assessoria da PMCG
Fotos: Divulgação/PMCG

VEJA TAMBEM: