Ministério da Saúde orienta estados e municípios a ampliarem o calendário de imunização.
A campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) alcançou apenas 40,69% do público-alvo estabelecido. Iniciada em 10 de abril, a mobilização encerra nesta quarta-feira (31), porém, o Ministério da Saúde emitiu uma orientação para que estados e municípios estendam o calendário e continuem as imunizações enquanto houver estoques de vacinas disponíveis.
União pela vacinação
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da união de todos no Movimento Nacional pela Vacinação. “Quero convidar todos a se unirem ao nosso Movimento Nacional pela Vacinação, uma iniciativa do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência retornou e precisamos reconquistar a confiança da população nas vacinas. Essa é uma missão de todos nós”, afirmou em comunicado divulgado à imprensa na noite de segunda-feira (29).
Prevenção de casos graves
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é essencial para evitar casos graves da doença. Os dados mais recentes revelam que foram aplicadas 35,2 milhões de doses, alcançando 40,69% do público-alvo composto por grupos como idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros.
Cobertura estadual
O estado do Amapá obteve a melhor cobertura, atingindo 85,2% do público-alvo, sendo o único a ultrapassar 75%. Já o Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os únicos estados que registraram menos de 25% de cobertura.
Agência Brasil
Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil