A partir desta segunda-feira (15), a vacina contra a Influenza estará disponível para toda a população de Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) devido ao aumento no número de casos de gripe e doenças respiratórias desde janeiro.
A adesão aos grupos prioritários tem sido baixa no estado, com apenas 23,06% da cobertura alcançada até o momento, totalizando 230.023 doses aplicadas. A campanha de vacinação em Mato Grosso do Sul começou em 28 de março, 14 dias antes do previsto pelo Ministério da Saúde.
A partir de agora, os municípios devem elaborar suas estratégias de vacinação, com foco na imunização de idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e outros grupos prioritários.
“Ao ampliarmos a oferta da vacina para a população em geral, não vemos prejuízo algum, apenas a oportunidade de imunizar aqueles que desejam se proteger. Esperamos que todos compreendam a gravidade do nosso cenário epidemiológico e se vacinem”, destacou Ana Paula Goldfinger, coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES.
Essa expansão da vacinação também é uma medida preventiva para reduzir os sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente em crianças. O objetivo é aumentar o número de pessoas imunizadas e, assim, reduzir a circulação dos vírus.
Com a chegada das temperaturas mais baixas, que favorecem a propagação das infecções respiratórias, a ampliação da imunização se tornou ainda mais importante. Ao aumentar a cobertura vacinal, evita-se uma sobrecarga nos serviços de saúde e reduz-se a disseminação dos vírus causadores dessas doenças.
Embora a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tenha iniciado oficialmente em 10 de abril, a SES autorizou os 79 municípios do Estado a vacinarem os grupos prioritários a partir de 28 de março. A vacinação da população em geral busca alcançar um maior controle da propagação da doença e proteger a todos.
com informações da assessoria do Governo de MS
Foto: Saul Schramm