Campo Grande , 23 de novembro de 2024

‹ Voltar

Exposição “Pantanais”: uma jornada fotográfica pelo olhar de Gabriel Gabino

  • Postado em 04 dezembro 2023
  • Categorias:Guia Mais

Desde os cinco anos, Gabriel Gabino foi introduzido ao esplendor do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Acompanhando seu pai na construção de casas flutuantes nas margens dos rios Paraguai e Paraguai-Mirim, ele mergulhou em um universo que oscila entre secas inclementes e cheias avassaladoras. Essas experiências moldaram-se numa paixão que se fortaleceu ao longo de sua infância e além.

Aos 36 anos, Gabriel expressa seu encantamento pelo Pantanal através da exposição fotográfica “Pantanais”. Uma homenagem vívida ao ecossistema que cativou sua imaginação desde a infância e que, mesmo agora, ele revisita sempre que tem a oportunidade. A exposição, composta por 21 imagens, revela uma paleta deslumbrante de cores e formas que retratam a vida fervilhante no bioma entre os anos de 2017 e 2023.

No próximo dia 6, quarta-feira, o Teatro do Mundo, em Campo Grande, abrirá as portas gratuitamente para aqueles que desejam se perder no olhar mágico de Gabriel. Cada imagem, seja em formato único ou parte de mosaicos cuidadosamente compostos, captura a riqueza da flora exuberante, a fauna e a composição única das águas que compõem o Pantanal.

Algumas das fotografias exibidas alcançam até 1,8 metros de altura, convidando os visitantes a imergir no coração do Pantanal. É mais do que uma exposição; é um apelo apaixonado pela preservação, uma declaração de que a beleza do Pantanal merece ser protegida. “Um Pantanal vivo, pulsante, alegre e colorido. Essa composição mostra a riqueza, e também espera que seja contribuição para cuidá-la”, explica o fotógrafo.

A vida do pantaneiro é tema corriqueiro para o fotógrafo campo-grandense

O período que compreende as imagens captura uma fase de transição na vida de Gabriel, após a perda de seu pai, também um entusiasta da fotografia. Mesmo na ausência paterna, Gabriel continuou a retornar ao Pantanal, seja a trabalho ou dedicando-se a ações voluntárias. Como observador atento, ele comenta as mudanças que testemunhou na região ao longo dos anos. “Os cenários das secas e cheias estão diferentes em alguns anos. Também alguns animais, como a onça-pintada, que aparecem com mais frequência”, revelou.

Exposição do fotógrafo Gabriel Gabino acontece nesta quarta-feira

Nascido em Campo Grande, Gabriel Gabino é um talentoso fotógrafo com formação em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Seu aprendizado na Escola de Fotografia Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, combinado com experiências ao lado de renomados fotógrafos cariocas, moldaram sua perspectiva única. As fotos de Gabriel já decoraram as páginas de revistas nacionais, incluindo Isto É, Veja e Placar.

Participando da Mostra “Campos Elísios, quem te viu, quem te vê” em São Paulo em 2011, Gabriel continuou a aprimorar seu talento ao longo dos anos. Desde 2021, ele se dedica a registros artísticos para quadros sob medida, perpetuando a beleza capturada por suas lentes. A exposição “Pantanais” é um capítulo revelador dessa jornada, um tributo visual ao Pantanal que o fotógrafo chama de lar.

Serviço
Exposição “Pantanais”, do fotógrafo Gabriel Gabino
Quarta-feira (06/12), a partir das 18h30
Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177, Campo Grande
A entrada é gratuita

Revoada ao entardecer, por Gabriel Gabino

VEJA TAMBEM: