Com as Eleições Municipais 2024 se aproximando, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está incentivando eleitores de todo o Brasil a utilizar o Simulador de Votação disponível em sua página oficial. Criado originalmente para as Eleições 2014, o simulador é uma ferramenta didática que ajuda as pessoas a se familiarizarem com a urna eletrônica e a sequência de votação, que inclui escolher vereadores e prefeitos.
Com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar em 5,5 mil cidades, a iniciativa visa garantir uma participação mais efetiva e segura no pleito. O simulador permite que os eleitores pratiquem tanto para o 1º quanto para o 2º turno, caso este ocorra nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
Passo a passo do voto
Ao acessar o simulador, os eleitores podem ver uma réplica da urna eletrônica, onde podem simular a escolha de candidatos fictícios, seguindo a ordem de votação correta: vereador primeiro, seguido de prefeito. A ferramenta é intuitiva e oferece explicações em áudio, vídeo, texto, e Libras, facilitando o entendimento de todos.
O TSE destaca a importância de treinar o voto, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com o processo, garantindo assim que cada voto seja registrado de forma correta. Além disso, é permitido que o eleitor leve uma colinha com os números dos candidatos, para evitar erros na hora da votação.