Previsão do CEMTEC indica chuvas abaixo da média histórica e temperaturas acima do normal entre setembro e novembro
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emitiu um alerta para o período de setembro a novembro em Mato Grosso do Sul, indicando que o Estado enfrentará um cenário de tempo seco, com chuvas abaixo da média histórica e temperaturas acima do normal. Essa previsão aumenta o risco de incêndios florestais, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste.
Dados do Cemtec mostram que, na primeira quinzena de agosto, 40 municípios sul-mato-grossenses já registraram precipitação abaixo do esperado, enquanto apenas cinco tiveram chuvas acima da média. “Esses indicadores, aliados aos modelos climáticos, sugerem que o trimestre setembro-outubro-novembro terá chuvas variando de dentro a abaixo da média histórica em grande parte do Estado, exceto na região extremo sul, onde os acumulados podem se manter dentro do esperado”, informou o Cemtec em nota.
Temperaturas elevadas e La Niña
Além da escassez de chuvas, as temperaturas do ar devem ficar acima da média histórica, tornando o trimestre mais quente que o normal. Essa combinação de fatores meteorológicos desfavoráveis intensifica o risco de incêndios florestais nos próximos meses.
Outro fator que preocupa é a probabilidade de 66% para a ocorrência do fenômeno La Niña entre setembro e novembro. Esse fenômeno pode impactar o regime de chuvas e a frequência de massas de ar frio, agravando ainda mais as condições climáticas previstas para o Estado.
Média histórica e preparação
Conforme a média histórica de precipitação para o período de setembro a novembro, baseada em dados dos últimos 30 anos (1981-2010), é esperado que a chuva varie entre 300 e 400 mm na maioria das regiões de Mato Grosso do Sul. No noroeste, os acumulados devem ficar entre 200 e 300 mm, enquanto no sul e sudeste, a variação pode ser entre 400 e 600 mm.
Quanto à temperatura, a Normal Climatológica para o trimestre indica que grande parte do Estado deveria registrar valores entre 22°C e 26°C, com o noroeste variando entre 26°C e 28°C, e o extremo sul entre 20°C e 22°C.
Fonte: CEMTEC
Foto: CBMMS