Campo Grande , 25 de novembro de 2024

‹ Voltar

Sobe para 33 o número de municípios em situação de emergência

  • Postado em 25 abril 2023
  • Categorias:Cidades

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (25), no Diário Oficial, situação de emergência em mais 14 municípios de Mato Grosso do Sul. Com o acréscimo, sobe para 33 o número de localidades que sofreram danos por conta do excesso de chuvas durante o período de janeiro a março deste ano.

Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Batayporã, Sete Quedas, Eldorado, Japorã, Naviraí, Pedro Gomes, Iguatemi, Itaquiraí, Aral Moreira, Bonito, Sidrolândia e Coxim sofreram sérios prejuízos em rodovias, estradas vicinais, transporte escolar e escoamento de safra, e devem passar por obras para a reconstrução e restabelecimento de vias.

Para a publicação do decreto, o Governo do Estado considerou o laudo meteorológico emitido pelo CEMTEC-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). De acordo com o parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023, ocorreram precipitações pluviométricas acima da média histórica de chuvas na maior parte do Estado.

Além dos 14 municípios acrescidos pelo decreto atual, seguem em situação de emergência Jardim, Miranda, Antônio João, Rio Verde, Água Clara, Ponta Porã, Nioaque, Vicentina, São Gabriel do Oeste, Bataguassu, Bela Vista, Amambai, Corguinho, Naviraí, Juti, Caracol, Deodápolis, Tacuru e Paranhos. No início de abril, o governador Eduardo Riedel assinou convênio para o repasse de mais de R$ 2,8 milhões para os 19 municípios.

A publicação do decreto reforça as ações de resposta aos estragos provocados pelas chuvas. Válido por 180 dias, o documento dispensa processos licitatórios para aquisição de bens necessários ao socorro aos municípios e obras relacionadas à reconstrução das áreas afetadas.

Odirley Deotti
com informações Comunicação Governo MS
Foto: Saul Schramm

VEJA TAMBEM: