Estado promove ampla programação para marcar a Semana Estadual da Juventude

professores-reme-1.jpg

Mato Grosso do Sul conta, desde 2009, com a Lei estadual 3.748/2009 que estabelece a quarta semana do mês de setembro como a Semana Estadual da Juventude. Para marcar a data, o Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, está promovendo uma série de atividades entre os dias 18 a 25 de setembro. Na programação está a realização de workshops, palestras, lives, encontro de gestores e shows para debater e dar visibilidade a temas de interesse de jovens de 15 a 29 anos.

“Planejamos a Semana para debatermos sobre políticas públicas para a juventude, estimulando o compartilhamento e troca de experiências governamentais e da sociedade civil a respeito de temas que envolvem as juventudes como a participação social, empregabilidade, voluntariado, empreendedorismo, saúde mental e articulação em rede de políticas públicas”, explica o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.

O subsecretário acrescenta ainda que “esse será nosso primeiro evento híbrido, sendo que iremos promover um show na Praça do Rádio, mas seguindo dos protocolos de biossegurança. Esse momento de retomada é muito importante para a sociedade em geral, sabemos que nossos jovens estavam na expectativa para voltar a esse novo normal. ”

O Conselho Estadual de Juventude (Conjuve), parceiro da Subsecretaria na realização da Semana, traz para o debate o papel central das juventudes para a construção de políticas públicas. Segundo a presidente Élen Malfará, “o atual cenário demanda uma atenção especial aos jovens, principalmente nas questões relacionadas à saúde, educação e mercado de trabalho, o que ficou ainda mais crítico com a pandemia, por isso a importância desse debate com a sociedade civil, com especialistas e com o governo”, conclui.

Nesta edição foi firmada também uma importante parceria com o Conselho Regional de Psicologia – 14ª Região (CRP), através do Núcleo de Infância, Adolescência e Juventude, da Comissão de Direitos Humanos. “O Conselho vê de suma importância a parceria com a Subsecretaria, pois esta trata de pautas muito caras à psicologia. Coloca a juventude no centro das discussões e estabelece uma relação com todas as instituições do Estado no que se refere aos jovens. Estaremos sempre abertos a parceria para eventos neste segmento”, ressalta a psicóloga Marilene Kovalski, presidente do órgão.

Outro tema abordado nas ações em parceria com a entidade será a campanha Setembro Amarelo, realizada nacionalmente com o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio. Para o psicólogo Walkes Jacques Vargas, vice-presidente do CRP e Coordenador no Núcleo de Infância, Adolescência e Juventude, da Comissão de Direitos Humanos, “nesse período de crise política, econômica e sanitária vivemos um contexto de retrocesso das políticas públicas e crescimento das desigualdades sociais. Diante disso, a juventude é uma das populações mais afetadas: sendo condicionada ao desemprego, ao subemprego, ao trabalho plataformizado ou ao risco de morte (seja pela Covid, pela violência ou mesmo pela fome). Trazer o tema juventude para o centro do debate, durante o Setembro Amarelo, é propor que políticas de promoção à saúde e atenção psicossocial sejam direcionadas aqueles que estão mais vulnerabilizados.”

O titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, enaltece a iniciativa que vai ao encontro do desenvolvimento de políticas públicas para juventude. “Envolver os jovens nessa programação rica em conteúdo, para debater sobre temas de tamanha relevância como a saúde mental, é crucial para fortalecer as ações em prol da juventude em nosso Estado”, ressalta.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

18.09 – 11h
Palestra: Ministério Público do Trabalho e Organização Mundial do Trabalho ONU:  O futuro é agora. “Perspectivas do mundo do trabalho para os jovens brasileiros”
Transmissão: @subjuvms

18.09 – 18h
Show Musical – Rafa e Junior
Local: Praça do Rádio Clube

19.09
Workshop: Como planejar e executar uma live profissional cultural”

19.09 – 09h30
Palestra Presencial – Três Lagoas “Conhecer e desenvolver habilidades para o trabalho”
Local: Sindicato Público Municipal de Três Lagoas

19.09 – 10h
Lançamento do formulário online “Juventude em dados”
Transmissão: @subjuvms

20.09
Workshop: “Nossa voz Tema: como construir e desenvolver políticas públicas culturais para a juventude”

20.09 – 09h30
Palestra Presencial – Dourados – “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”
Local: Universidade Anhanguera Dourados

20.09 – 15h
Live:  “Comunicação Afetiva e Relacionamentos – família, amigos, trabalho e comunidade”
Transmissão: @subjuvms

21.09
Workshop: “Cultura do Cancelamento – Estruturando argumentos e praticando debates sobre a cultura do cancelamento”.

21.09 – 09h
Lançamento da Cartilha da Juventude
Local: Escola da Defensoria Pública

21.09 – 09h30
Roda de conversa: “Projetos de Futuro: Juventudes e possibilidades”
Local:  Unigran Capital

22.09 – 08h
Juventude em ação – doação de sangue

22.09 – 15h
Live: “Autoconhecimento das suas potências e limites – criações e saúde”
Transmissão: Facebook Governo MS

23.09 – 09h30
Palestra: Como identificar e desenvolver sua rede de suporte social?
Local: MIS

23.09 – 15h
Live: “Combate à pobreza menstrual – o direito de meninas e mulheres à higiene”
Transmissão: @subjuvms

24.09 -10h
Encontro de Conselhos Municipais da Juventude

24.09 – 15h
Live: “Territorialidade, Prevenção e Promoção em Saúde Mental”
Transmissão: Facebook SubJuventude

24.09 – 18h
Show Musical – Chicão Castro
Local: Parque das Nações Indígenas

************
Fonte : Portal do Governo de Mato Grosso do Sul.
Com Intercâmbio via site www.guiadefatos.com.br
Jaqueline Hahn Tente, Secic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top