Em parceria com a Rede Hemosul, a ação busca reverter a baixa nos estoques e apoiar a saúde pública em Mato Grosso do Sul.
Os servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) atenderam ao chamado solidário para a doação de sangue, em uma ação conjunta com a Rede Hemosul. A campanha, organizada anualmente pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, presidida pela deputada Mara Caseiro (PSDB), é um exemplo do compromisso da ALEMS em apoiar atividades sociais e promover a saúde pública.
A deputada Mara Caseiro destacou a importância da iniciativa, especialmente em tempos de frio, quando a adesão de doadores tende a cair. “A participação dos nossos servidores mostra que o espírito de solidariedade e humanidade é parte integrante dos valores incutidos pela Assembleia”, afirmou.
A doação de sangue é essencial para o tratamento de diversas condições médicas, incluindo anemias, cânceres e emergências como acidentes de trânsito. Elsa Machado da Silva, servidora da ALEMS, compartilhou sua experiência pessoal, ressaltando a importância da doação para seu filho, que nasceu com anemia falciforme. “Cada gota de sangue doada pode mudar a vida daqueles que experimentam condições de emergência”, disse Elsa.
Outro servidor, Nestor Antônio Guimarães, doa sangue há 20 anos e sempre incentiva seus colegas a fazerem o mesmo. “Se meu organismo está saudável, me vejo no dever de doar sangue”, destacou Nestor, lembrando a importância das transfusões para pacientes oncológicos e a influência positiva que elas têm no tratamento.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Algumas restrições incluem histórico de Hepatite, Doença de Chagas, HIV ou uso de drogas injetáveis.
Fonte: ALEMS
Foto: Luciana Nassar/ALEMS