Evento destaca ciência, qualificação e inovação voltadas ao setor agropecuário em Ponta Porã
A cidade de Ponta Porã está mergulhando em uma onda de tecnologia e conhecimento voltados para o agronegócio, com a realização da Ponta Agrotec 2023. O evento, que começou ontem (30) e segue até o dia 02 de setembro, conta com um stand Senai, que se tornou um hub de oportunidades para empresários e estudantes do setor.
Além de oferecer diversos cursos de qualificação, o Senai também leva à cidade inovações na área, como o Laboratório de Sementes com base em Dourados. Esse laboratório desempenha um papel fundamental no aumento da produtividade, aplicando tecnologias para melhorar a produção.
Renato Tavares, gerente executivo do Senai, enfatiza o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento do agronegócio sul-mato-grossense. Ele destaca que o Senai não apenas qualifica profissionais, mas também disponibiliza tecnologias que podem impulsionar efetivamente a indústria e os empreendedores locais. Tavares ressalta a importância desse investimento tecnológico, especialmente considerando a posição estratégica da região em relação à Rota Bioceânica.
O agronegócio, peça fundamental da economia brasileira e sul-mato-grossense, está no centro das atenções na Ponta Agrotec, que busca se consolidar como um ponto de encontro entre empresas, produtores rurais e todos os atores ligados ao agronegócio. Com 96 estandes e uma previsão de 2 mil visitantes por dia, a feira deve movimentar cerca de R$ 600 mil em novos negócios durante os quatro dias.
Na cerimônia de abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa destacou o desafio da capacitação da mão de obra e enfatizou a relevância estratégica do agronegócio para o Estado e o país. O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, por sua vez, ressaltou que eventos como a Ponta Agrotec impulsionam o crescimento local e a busca por conhecimento e inovação.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades locais, representantes de países vizinhos como Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai, além de figuras importantes como o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, o senador Nelsinho Trad e o deputado estadual Renato Câmara, representando a Assembleia Legislativa de MS.
Foto: divulgação/FIEMS