Semana do Artesão será realizada entre os dias 22 a 26 de março.
A Semana do Artesão tem como objetivo realizar ações que ampliam a visibilidade dos artesãos e micro e pequenas empresas com o público em geral, fazendo com que o público sul mato-grossense prestigie e valorize o artesanato regional.
A 15ª edição da Semana do Artesão deste ano será realizada no Círculo Militar, localizado na Avenida Afonso Pena, 107, das 14h às 22h e terá entre seus expositores artesãos de 8 etnias indígenas de Mato Grosso do Sul, como também artesãos de 13 municípios do interior do estado.
As peças que serão expostas têm temas que fazem referência ao Pantanal, às populações indígenas e a cultura existente nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, como também trará parte do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do mundo.
Para este ano, serão homenageadas três artesãs, que ao longo de sua trajetória contribuíram para o artesanato do Mato Grosso do Sul com peças que foram comercializadas em várias feiras nacionais como internacionais. Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri serão as representantes da classe durante a Semana do Artesão.
Está também prevista a reinauguração da Casa do Artesão que reabrirá suas portas no próximo dia 19 de março, dando início às comemorações da Semana do Artesão.
A reinauguração da Casa do Artesão faz parte do projeto “Retomada MS”, que visa fortalecer o artesanato regional sul mato-grossense e consolidar o setor de artesanato como gerador de renda para diversas famílias.
Está previsto também para a Semana do Artesão várias oficinas de artesanato, onde a população em geral poderá fazer aulas de modelagem em argila, macramê, trançado de fibras naturais entre outras atividades que têm inscrição gratuita.
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Max Freitas, o objetivo da Semana do Artesão também é “mostrar como o artesanato é uma força motriz de geração de renda, empregos e história para nossa gente”.