Página “Originário do Pantanal” reúne mais de cem companhias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso com produtos originados no ecossistema ou que utilizam recursos naturais do Pantanal.
Com o intuito de dar suporte aos pequenos empreendimentos localizados no Pantanal, o Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, vai lançar a plataforma “Originário do Pantanal”, que exibe companhias da economia criativa e agroindústrias com produtos fabricados no ecossistema ou que usam recursos do Pantanal. O lançamento ocorre nesta quarta-feira (23), às 19h30, durante a abertura oficial do 22º Festival de Inverno de Bonito (FIB), na Praça da Liberdade, no município.
A plataforma é um espaço para as companhias que possuem o selo Originário do Pantanal, desenvolvido pelo Sebrae para evidenciar e valorizar empreendimentos do ecossistema. Até agora, mais de cem empreendimentos estão incluídos nela, dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde é possível examinar seus produtos e serviços. Além do lançamento da plataforma, a programação inclui, de 23 a 27 de agosto, das 10h às 22h, uma mostra para a venda dos produtos, durante o FIB.
Conforme a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, ao levar os empreendedores para apresentar seus produtos em um grande festival, o propósito é abrir acesso a novos mercados e, também, destacar a produção regional. “O Pantanal possui uma diversidade cultural singular, que é matéria-prima para produtos e serviços da economia criativa, bioeconomia, agroindústrias, entre outros. Estamos inserindo esses empreendedores em um evento de grande porte, permitindo que tenham acesso ao mercado, além de valorizar o que é produzido na região”, realçou.
O Originário do Pantanal surgiu como uma tática de atuação dentro das medidas executadas pelo Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS e Sebrae/MT e colaboradores que atuam diretamente com os empreendimentos instalados em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Esse registro de procedência contribui diretamente para realçar a cultura do povo do Pantanal e se agrega ao trabalho desses pequenos empreendimentos para que ocorra progresso econômico sustentável no ecossistema.
No estado, o Pró Pantanal conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Lançamento – Plataforma “Originário do Pantanal”
Quando: 23/08
Horário: 19h30
Local: Praça da Liberdade (Bonito/MS)