A Secretaria de Estado de Saúde realiza campanha que promove conscientização sobre a doença.
Maio é o mês internacional de controle da tuberculose e para promover a conscientização sobre a doença, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade de Stanford, na Califórnia (Estados Unidos) apresentarão os resultados das ações desenvolvidas em conjunto.
Há cinco anos o Projeto Estratégia de Controle nas Prisões é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, que busca controlar e reduzir a quantidade de infectados por tuberculose, oferecendo à população carcerária acesso ao diagnóstico precoce da doença.
O que é a tuberculose?
A tuberculose e uma doença transmitida através de vias aéreas que ataca principalmente os pulmões, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo. É importante estar atento aos sintomas que ajuda a descobrir a doença precocemente.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente, por mais de três semanas, na forma seca ou produtiva – com produção de muco ou catarro. Outros sintomas podem estar presentes como falta de apetite e/ou emagrecimento, febre baixa, geralmente à tarde, suores noturnos, cansaço, dores no peito e falta de ar.
Felizmente, a doença tem cura, o tratamento dura no mínimo seis meses e é gratuito, está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).