Campo Grande , 26 de novembro de 2024

‹ Voltar

Recadastramento do rebanho termina com quase 100% de declarados

  • Postado em 03 julho 2023
  • Categorias:Rural
Com o terceiro maior rebanho do país, MS recebe Rally da Pecuária

Prazo de recadastramento encerrou na sexta-feira (30). (Foto: Divulgação)

O prazo para a Atualização Cadastral e Declaração Semestral de Rebanhos em Mato Grosso do Sul encerrou-se na sexta-feira (30), com uma adesão quase total por parte dos produtores. No Pantanal, 97,81% dos rebanhos foram declarados, enquanto no Planalto o índice atingiu 97,99%.

Essa declaração é obrigatória para criadores de bovinos e outros animais, como aves (galinha, galinha-d’angola, ganso, marreco, pato, peru), ratitas, perdiz, aves ornamentais/silvestres, codorna, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, abelhas, bicho da seda e animais aquáticos.

Aqueles que não realizaram a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos dentro do prazo estabelecido correm o risco de ter suas propriedades bloqueadas e enfrentar a suspensão da emissão de Guia de Trânsito Animal para o transporte de animais. Além disso, estarão sujeitos a penalidades conforme a legislação vigente.

O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, ressaltou a importância dessa declaração. “A não realização resultará em uma multa de 100 Uferms, o que atualmente corresponde a R$ 4,8 mil. Contamos com a colaboração dos produtores rurais para que Mato Grosso do Sul avance em direção ao status sanitário de livre de aftosa sem vacinação”, afirmou.

Vivianne Nunes com informações da assessoria

VEJA TAMBEM: