Campo Grande , 26 de novembro de 2024

‹ Voltar

Quase 60% das crianças no 2º ano do ensino fundamental não sabem ler

  • Postado em 02 junho 2023
  • Categorias:Nacional

Resultado preocupante do estudo Alfabetiza Brasil destaca a necessidade de ações urgentes para reverter a situação.

Na última quarta-feira (31), foi divulgado o resultado da pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os dados revelam que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizados. Os números representam um aumento em relação ao Saeb de 2019, pré-pandemia, quando o percentual de não alfabetizados era de 39,7%.

O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou a preocupante queda no desempenho do Saeb. Ele ressaltou que cerca de 60% das crianças brasileiras não alcançam a alfabetização ao final do segundo ano do ensino fundamental, o que acarreta consequências negativas para todo o ciclo escolar. A falta de alfabetização na idade correta leva à evasão escolar, reprovação e abandono dos estudos, resultando na perda de milhões de crianças e jovens ao longo da educação básica. Diante desse cenário, o ministro enfatizou a necessidade de reverter essa situação.

A pesquisa Alfabetiza Brasil ouviu 251 professores alfabetizadores de 206 municípios do país, entre os quais Belém, Recife, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Os docentes, com base em suas experiências em sala de aula, forneceram informações sobre as tarefas e competências que um estudante do 2º ano do ensino fundamental deve dominar para ser considerado alfabetizado. Com base nesses resultados, o Inep estabeleceu a nota de corte de 743 pontos na escala do Saeb para determinar o nível de alfabetização.

Diante dos indicadores alarmantes apresentados pela pesquisa Alfabetiza Brasil, o ministro da Educação anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará nos próximos dias um pacto nacional de alfabetização. O MEC está trabalhando em conjunto com as secretarias de educação de estados e municípios de todo o país na construção dessa política. O ministro ressalta que o programa está pronto e que o MEC oferecerá apoio técnico e financeiro para implementar essa estratégia. A expectativa é de que, com o pacto nacional pela alfabetização na idade certa, o Brasil possa elevar o índice do Saeb para 80% dos estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental.

com informações da Agência Brasil
Foto: Divulgação/Freepic

VEJA TAMBEM: