Iniciativa busca capacitar participantes na criação de roupas adaptadas, promovendo diversidade e acessibilidade no mercado de moda
O Projeto Bocaiuva Moda Inclusiva, através da Escola Alinhavo, está oferecendo o curso gratuito de “Criação e Confecção de Moda Inclusiva em Máquina Doméstica”, com início em 2 de setembro. Com uma carga horária de 60 horas, as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, e são voltadas para pessoas interessadas em aprender ou aprimorar suas habilidades na criação de moda acessível e inclusiva.
O curso abordará desde conceitos básicos até técnicas avançadas de confecção, utilizando máquinas domésticas, e tem como objetivo capacitar os participantes na criação de vestuário adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência intelectual, entre outras necessidades específicas.
Eduardo Inácio, diretor da Escola Alinhavo e idealizador do curso, destaca a importância da iniciativa para atender uma demanda crescente do mercado. “Essa é uma oportunidade para expandir os conhecimentos sobre vestuário adaptado. Pessoas com deficiência e idosos também querem comprar peças de qualidade, nas quais se sintam confortáveis e estilosos”, afirma Inácio.
Luane Sales, coidealizadora do projeto, enfatiza que o Bocaiuva Moda Inclusiva também visa inspirar criadores e profissionais da moda a pensar de forma mais inclusiva. “Queremos provocar estilistas, marcas consolidadas e estudantes de moda a incluir esse público, que muitas vezes é negligenciado, em suas criações.”
O Projeto Bocaiuva Moda Inclusiva é incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Redes Sociais/Projeto Bocaiuva