Com o recebimento de falsas notificações atribuídas ao órgão de defesa do consumidor em Mato Grosso do Sul, o Procon-MS, por parte de empresas, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, emitiu alerta reforçando a necessidade de orientação e checagem da origem da mensagem e denúncia junto aos canais de atendimento oficiais.
Segundo as denúncias, a notificação informa abertura de reclamação de um consumidor que traz um link para visualizar detalhes do processo. O conteúdo, no entanto, é um golpe.
Há orientação para que as mensagens enviadas por e-mail ou WhatsApp não sejam abertas, uma vez que as verdadeiras reclamações são oriundas dos canais oficiais e institucionais do Procon/MS. Os e-mails, nesse caso, são vinculados ao domínio “@procon.ms.gov.br”.
Salienta-se que esse golpe tem sido aplicado em âmbito nacional envolvendo outros Procons, sendo necessário redobrar a atenção e denunciar o recebimento deste tipo de mensagem para cartorio@procon.ms.gov.br. No caso de dúvidas, está disponível o telefone (67) 3316-9800.
Vivianne Nunes com informações da assessoria