Campo Grande , 20 de novembro de 2024

‹ Voltar

Primeira edição do Festival de Cinema Desver começa dia 1º de outubro

  • Postado em 26 setembro 2024
  • Categorias:Guia Mais

Evento contará com mostra competitiva, sessões especiais e oficinas realizadas por cineastas renomados no MIS e na UFMS

O Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, Desver, retorna em sua 6ª edição entre os dias 1º e 4 de outubro, com uma programação diversificada e gratuita. O evento, que será realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é financiado pela Lei Paulo Gustavo e oferece uma série de atividades abertas ao público, como mostras de filmes, debates, workshops e oficinas.

Dentre os destaques da programação estão a Mostra Competitiva de curtas universitários, que exibirá 15 filmes de instituições de ensino do Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Os realizadores estarão presentes para participar de debates após as exibições. A Mostra de Cinema Indígena também integra a programação, com exibição de obras do povo Maxakali. Além disso, estudantes da rede pública de ensino de Campo Grande participarão de uma sessão especial com filmes produzidos pelo curso de audiovisual da UFMS.

O festival homenageará o cineasta Adirley Queirós, reconhecido por obras como Branco Sai, Preto Fica (2014) e Mato Seco em Chamas (2022). Além de uma retrospectiva de seus filmes, Queirós ministrará uma oficina de direção cinematográfica e dará uma aula magna na abertura do evento. Seus trabalhos, que exploram as fronteiras entre ficção científica e realidade cotidiana, serão um ponto alto da programação.

“O Desver foi criado em 2019 com o objetivo de fomentar a formação cultural e acadêmica dos estudantes de audiovisual da UFMS, além de oferecer à cidade de Campo Grande uma programação cinematográfica de qualidade e gratuita”, destacou o professor Julio Bezerra, um dos organizadores do evento. A edição deste ano marca a primeira vez em que todos os realizadores da Mostra Competitiva estarão presentes, promovendo um diálogo direto com o público.

Coordenado por professores da UFMS e com o apoio de 35 bolsistas, o festival também contará com oficinas e workshops liderados pela atriz e preparadora de elenco Maria Beta Perez, além do próprio Adirley Queirós. “Esta edição, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, fortalece o Desver no cenário dos festivais nacionais, oferecendo um espaço de troca de experiências e desenvolvimento para jovens cineastas”, comentou o professor Felipe Bomfim, outro organizador do evento.

A programação completa você encontra no site oficial do festival desver.com.br

Fonte: Fundação de Cultura MS
Foto: Divulgação/Web

VEJA TAMBEM: