A Prefeitura de Campo Grande lança nesta quarta-feira (3) o projeto Adubando Oportunidades, com vigência até 31 de dezembro de 2024. O projeto procura garantir adubo para a agricultura familiar nos próximos anos, por meio de três termos de cooperação que trazem soluções inovadoras para a destinação correta e legal dos resíduos das sementeiras.
O material doado, em seu estado primitivo, não tem valor econômico atribuído e muitas vezes é descartado pelas empresas que trabalham com a produção e comércio de sementes. Por isso, a iniciativa busca conectar a cadeia produtiva e dar destino correto a esse resíduo, levando possibilidade de crescimento para os agricultores locais.
O adubo é obtido por meio da compostagem de resíduos, como sobras de alimentos do restaurante SESC, transformando-os em um adubo riquíssimo em matéria orgânica e entregando valor na cadeia produtiva do pequeno produtor. Após a entrega dos materiais, a Sidagro distribui, por meio do Adubando Oportunidades, o adubo aos pequenos produtores urbanos e rurais. No caso das sementes, a compostagem é finalizada nas duas escolas agrícolas de Campo Grande e depois o material também é distribuído gratuitamente.
No ano passado, a Divisão de Regularização Fundiária, Associativismo e Cooperativismo disponibilizou 60 toneladas e a Divisão de Insumos e Produtos para o Agronegócio entregou 172 toneladas de adubos.
Odirley Deotti
com informações da PMCG
Fotos: Divulgação/PMCG