Os preparativos para a festa que comemora os 188 anos da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul estão a todo vapor e a Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS) já pensa nos detalhes de mais um tradicional e glamouroso Baile da Espada, que neste ano será realizado mais uma vez no suntuoso buffet Gran Murano, em Campo Grande.
Além de celebrar essa data tão importante entre os oficiais da Polícia Militar e da Segurança Pública em Mato Grosso do Sul, o Baile da Espada busca resgatar valores. “É uma festa tradicional e tem a espada como figura representativa de todos os oficiais,carregada em eventos militares como formaturas e solenidades especiais”, lembrou o presidente da Associação, Coronel Juracy Pereira.
Segundo ele, a festa é uma tradição que vem sendo resgatada e que traz também a história, os valores militares e tem o objetivo de integrar os oficiais com a sociedade sul-mato-grossense, unindo também as outras forças armadas como Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias de outros Estados e autoridades locais.
No mesmo dia, a Polícia Militar realiza, no Palácio Tiradentes, a solenidade em alusão ao aniversário da Corporação, condecorando pessoas que prestaram relevantes serviços a PMMS com a outorga da medalha insígnia do mérito e do mérito policial militar, que são as duas maiores comendas entregues.
“O Baile da Espada encerra com chave de ouro essa comemoração. É uma festa de gala com oficiais trajando seus uniformes e civis de smoking ou vestidos longos”, comentou o oficial. O evento foi retomado no ano passado após oito anos sem acontecer em Mato Grosso do Sul e na ocasião, várias conquistas foram blindadas com destaque para o fato do Estado ser o terceiro do País em Segurança Pública, o que segundo o coronel, é reflexo de um policiamento forte e de um governo que se preocupa com o bem estar e segurança de todos.
A festa acontece no dia 15 de setembro, a partir das 21h. Os convites são limitados e já estão à venda no site oficial do evento https://bailedaespadapmms.com.br/.
Vivianne Nunes