Esforços conjuntos garantiram a segurança dos felinos e seu retorno ao habitat natural.
Nesta segunda-feira (29), uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para uma ocorrência incomum no pátio de um comércio de gelo em Ladário. Duas onças-pintadas foram avistadas no local, um filhote e possivelmente sua mãe.
Ao chegar, a equipe localizou uma das onças-pintadas, que estava entre caixas térmicas, e confirmaram ser um filhote. No entanto, a segunda onça, não estava no local. A PMA acionou um médico veterinário do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e uma fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para auxiliar na captura dos animais. Com o auxílio do veterinário do IHP, o filhote foi sedado e resgatado em segurança.
Em uma ação conjunta envolvendo a PMA, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o IHP, a onça-pintada foi transportada para um local seguro, afastado da área urbana, onde foi solta.
Já na manhã desta terça-feira (30), a PMA recebeu uma nova denúncia informando sobre a presença de uma onça-pintada adulta nas proximidades da área portuária de Ladário, nos fundos de uma casa a cerca de 100 metros do local onde o filhote havia sido resgatado.
Com isso, a PMA acionou CBM e IHP. Os médicos veterinários utilizaram dardos tranquilizantes para permitir a captura da fêmea adulta, que foi levada para o mesmo local onde a primeira onça foi solta, garantindo seu retorno ao habitat natural.
com informações da PMA
Fotos e vídeos: Divulgação/PMA