Uma anta foi resgatada na tarde de ontem (04), em Bonito, distante 297 km da capital, após ter sido atropelada e deixada ferida à margem da rodovia MS-382. A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi alertada por uma motorista sobre a presença do animal silvestre de 270 kg, que não conseguia se levantar. Os policiais, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros e técnicos do Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres (RARAS), foram ao local para resgatá-lo.
Ao chegar ao local, a equipe constatou que a anta tinha vários ferimentos provocados pelo atropelamento e dificuldades de locomoção. O macho adulto recebeu os primeiros atendimentos do médico veterinário no local e foi levado para o RARAS, onde receberá tratamento. O veículo envolvido no acidente não foi encontrado.
O RARAS auxilia a PMA em casos de animais feridos. No local são oferecidos cuidados especializados a animais silvestres que precisam de tratamento, além de promover reabilitação para a vida na natureza. A instituição conta com profissionais capacitados, incluindo biólogos e veterinários, que trabalham no cuidado da fauna na região.
Esse caso serve de alerta para a importância de respeitar a sinalização de trânsito em áreas de preservação ambiental e redobrar a atenção para evitar atropelamentos de animais silvestres. A colaboração de usuários de estradas em relatar a presença de animais feridos também é fundamental para que esses animais possam ser socorridos e tratados adequadamente.
com informações PMA
Foto: Divulgação/PMA