Estudo da ABF aponta avanço das mulheres no setor, mas destaca desafios para alcançar liderança
As mulheres já representam 57% da força de trabalho no segmento de franquias no Brasil, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse número reflete um aumento significativo de 11 pontos percentuais desde 2015, consolidando a presença feminina no setor. Além disso, a maioria dos postos operacionais também é ocupada por mulheres, passando de 48% para 51% no mesmo período.
No entanto, apesar desse avanço, a presença feminina em cargos de liderança ainda é limitada, com apenas 29% das posições de chefia sendo ocupadas por mulheres, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2015, mas ainda abaixo do ideal. A pesquisa também registrou um salto no número de franquias que promovem ações para aumentar a diversidade de gênero em cargos de liderança, passando de 29% em 2015 para 63% em 2024.
Georgia Nunes, especialista no setor, destaca a importância de políticas de inclusão para elevar o número de mulheres em cargos de liderança: “É necessário entender os obstáculos culturais que impedem as mulheres de progredir e agir para removê-los. Políticas empresariais focadas em diversidade e inclusão podem resultar em mais inovação, já que a diversidade de ideias é crucial para o crescimento.”
Karen Sitta, analista de Competitividade do Sebrae, aponta a maior escolaridade das mulheres como um dos fatores que impulsionam sua entrada no setor de franquias. “Há um crescimento expressivo de mulheres com ensino superior no empreendedorismo, o que indica maior preparo para gerenciar negócios e enfrentar barreiras no mercado de trabalho”, explica Sitta.
Fonte: Sebrae
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