Campo Grande , 25 de novembro de 2024

‹ Voltar

Pacientes do SUS terão acesso a medicamentos contra anemia

  • Postado em 16 maio 2023
  • Categorias:Nacional

Em um avanço histórico para a saúde pública, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação de dois medicamentos para o tratamento da anemia ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro de um prazo máximo de 180 dias, a ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estarão disponíveis para os pacientes do sistema público de saúde.

A ferripolimaltose é um medicamento especialmente indicado para tratar a anemia causada pela deficiência de ferro e para aqueles que têm intolerância ao sulfato ferroso. Já a carboximaltose férrica destina-se a adultos que sofrem de anemia por deficiência de ferro e que apresentam intolerância ou contraindicação aos sais orais de ferro.

A anemia é uma condição de saúde que reduz a concentração de hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Os grupos mais afetados por essa doença incluem crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução.

É importante ressaltar que apenas médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados têm a competência para diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e prescrever medicamentos para o tratamento da anemia, conforme enfatizado pelo Ministério da Saúde.

Com a inclusão desses dois medicamentos no SUS, o governo busca ampliar o acesso a terapias eficazes para o combate à anemia, promovendo a saúde e o bem-estar da população brasileira. Essa medida representa um passo significativo no fortalecimento do sistema de saúde pública do país e na garantia de cuidados de qualidade para todos.

com informações da Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

VEJA TAMBEM: