Campo Grande , 21 de novembro de 2024

‹ Voltar

Onça-Pintada Miranda segue em tratamento especial no Ayty

Resgatada com queimaduras no Pantanal, Miranda recebe cuidados no maior hospital veterinário da América Latina, em Campo Grande.

A onça-pintada Miranda, resgatada no Pantanal de Mato Grosso do Sul com queimaduras nas quatro patas, passou por seus primeiros exames neste sábado (17) no Hospital Veterinário Ayty, em Campo Grande. O animal foi encontrado dentro de uma manilha e resgatado após uma operação que durou 26 horas. Agora, sob os cuidados do Ayty, Miranda está recebendo tratamento intensivo, que inclui o uso de pomadas especiais e ozônio para acelerar a cicatrização.

Miranda pesa 60 kg e tem cerca de dois anos. Durante os exames, realizados ao ar livre para aproveitar a luz solar e garantir a temperatura corporal adequada, a onça foi sedada para maior segurança. A equipe do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde o Ayty está inserido, está monitorando cuidadosamente a recuperação de Miranda. “Estamos utilizando ozônio para curativos nas patas, o que ajuda na cicatrização dos tecidos”, explicou Aline Duarte, coordenadora do CRAS.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) também esteve presente durante os exames para garantir a segurança do animal e da equipe. “Nosso compromisso é total com o bem-estar de Miranda e a excelência do tratamento que ela está recebendo”, destacou a veterinária Jordana Toqueto.

Além de Miranda, outros animais resgatados de áreas afetadas por incêndios florestais estão sendo tratados no Ayty, como um filhote de veado e uma anta filhote, ambos com queimaduras graves. O Hospital Veterinário Ayty, o maior da América Latina, possui uma infraestrutura completa para reabilitar animais silvestres e devolvê-los ao seu habitat natural.

Fonte: Imasul/Gov MS
Foto: Álvaro Rezende/Secom

VEJA TAMBEM: