Operador Nacional do Sistema adota medidas para gerenciar recursos hídricos durante período seco
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou um boletim que indica que os níveis de água armazenada nos reservatórios de energia do Brasil devem fechar setembro mais baixos do que o esperado em três das quatro regiões. A única exceção é o Sul, que pode ter uma reserva de 48,4%. Nas regiões Norte e Nordeste, os níveis devem ficar em 74,3% e 50,3%, respectivamente. No Sudeste e Centro-Oeste, regiões que consomem muita energia, a previsão é de 46,9%.
A queda nos níveis de água é normal para essa época do ano, por causa da seca. O ONS está monitorando a situação de perto e, quando necessário, toma medidas especiais para garantir o uso adequado da água.
Sobre o consumo de energia, o ONS espera um crescimento de 3,2% em todo o Brasil até o final de setembro, o que é mais do que o previsto na semana passada. A maior alta deve ser na região Norte, com 8,8%, seguida pelo Sul (5,1%), Nordeste (3%) e Sudeste/Centro-Oeste (1,8%).
Mesmo com o aumento no consumo, a quantidade de água que entra nos reservatórios está abaixo da média histórica em todas as regiões. O Sul é a região com melhor resultado, atingindo 53% da média de longo prazo, enquanto o Nordeste apresenta o menor nível, com 42%.
Fonte: ONS