Entre os dias 5 e 6 de outubro, próxima quinta e sexta-feira, Campo Grande será palco para o 1º Empreendefest, evento que fará, entre outras atividades, a revelação das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Mulheres de Negócios do Sebrae MS.
Para falar sobre este assunto, o programa Rádio Livre da 104 FM recebeu nesta terça-feira (03) o analista técnico do Sebrae Maykol Duarte que explicou a escolha da data. “Dia 5 de outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa. Foi nessa data a promulgação, em 1999, da lei que criou o estatuto da micro e pequena empresa no Brasil”, pontuou.
Maykol explicou ainda que essa é apenas a primeira edição do Empreendefest, que deverá ter desdobramentos importantes nos próximos anos com o intuito de incentivar a expansão de negócios. Ao todo, segundo ele, serão mais de 80 expositores do Sebrae Delas ciclo 2023, expondo mercadorias e serviços.
Ainda sem mencionar o nome das ganhadoras ou mesmo a atividade que exercem para resguardar o suspense da entrega do prêmio, o analista lembra que as mulheres escolhidas inovaram e continuam batalhando. “São donas de casa, mães, mulheres que acumulam muitas função e que fazem a diferença em nosso Estado”, explicou, lembrando que em muitos casos são elas as provedoras do lar e que para conseguir prosperar nos negócios, precisam de certa rede de apoio em casa, garantindo o sucesso das atividades, dentro e fora de casa.
Aliás, o perfil multifuncional da maior parte das mulheres é uma das dificuldades encontradas por elas na hora de empreender. Segundo Maikol, outra situação é a insegurança de abandonar a carteira assinada para se arriscar em um negócio próprio.
Mas para isso o Sebrae garante apoio desde o planejamento até a execução dos projetos.
Para ele é importante que as mulheres possam se espelhar nas premiadas de forma a fomentar que também possam ganhar esse impulso e quem sabe possam ocupar a mesma posição que elas ocupam hoje.
A iniciativa, que valoriza o empreendedorismo feminino ao premiar histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres, teve 97 inscritas, e deste número, sairão três campeãs de cada categoria da premiação, sendo elas: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural.
Dentre os segmentos que estarão presentes no Empreendefest, destaca-se o espaço exclusivo para o empreendedorismo feminino. A ideia é dar suporte às mulheres a partir da oportunidade de promoverem seu negócio, conquistar mais clientes e, também, conhecer outras empreendedoras e suas jornadas. Para quem quiser conferir o trabalho das produtoras, além da revelação do prêmio e palestras ministradas por nomes renomados do mercado, é possível fazer a inscrição pelo link: empreendefest.com.br.
Premiação
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios existe desde 2004, e visa também unir a rede de mulheres empreendedoras através do contato e visibilidade. De acordo com a gestora estadual da iniciativa em Mato Grosso do Sul, Vânia Bispo, o espaço do EmpreendeFest serve para impulsionar a visibilidade dos negócios liderados por mulheres e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma forma de incentivar e prestigiar o protagonismo feminino.
“O Prêmio vem com esse intuito de reconhecer essa capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia, gestão empresarial, que geram negócios, impacto social positivo, impacto econômico, não só na vida dessas mulheres, não só na vida dessas empresas, mas também na região na qual elas atuam e estão inseridas. Então, o prêmio é muito mais do que só reconhecer uma empreendedora, é reconhecer uma categoria toda”, completa a gestora.
O programa Rádio Livre vai ao ar pela Rádio E 104.7 FM de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h com a apresentação e produção das jornalistas Vivianne Nunes e Eva Regina.
Por Vivianne Nunes
Foto: Rogério Medeiros