Com foco na ampliação da força de trabalho em Mato Grosso do Sul e visando preencher lacunas de emprego em diversos setores, o governador Eduardo Riedel assina hoje às 14h, no auditório da Governadoria, convênios cruciais com o “Sistema S” pelo programa “MS Qualifica”.
O propósito dessa iniciativa é claro: capacitar profissionalmente, promover a inclusão e o acesso ao emprego. Esta ação busca elevar a renda da população e proporcionar oportunidades àqueles que estão atualmente excluídos do mercado de trabalho. Para atingir essa meta ambiciosa, foram estabelecidas parcerias entre a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e entidades como Senai, Senac, Senar e Sebrae, que oferecerão cursos de qualificação em indústria, comércio, serviços e agricultura.
Lançado em maio deste ano, o programa “MS Qualifica” concentra-se em ocupar vagas de emprego que permanecem desocupadas devido à falta de treinamento adequado dos trabalhadores. Com a assinatura desses convênios, a intenção é qualificar um contingente de 13.409 profissionais, que terão acesso a cursos profissionalizantes gratuitos.
Nesta fase inicial, o investimento projetado é de R$ 12,5 milhões, que cobrirão a disponibilização de 851 cursos de qualificação, alinhados às necessidades do mercado de trabalho. O cronograma de implementação está previsto para vigorar até dezembro de 2025, como forma de alavancar a força de trabalho em Mato Grosso do Sul.
Por Odirley Deotti
Foto Saul Schramm