Em uma operação marcada pela união das forças de segurança pública na noite de segunda-feira (13), policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) conseguiram interceptar um veículo carregado com substancial quantidade de drogas na rodovia MS-379, próximo a Dourados. O carro, uma Fiat Strada de cor branca, transportava 578,7 quilos de maconha e 3,75 quilos de skank, destinados à cidade de Três Lagoas.
A abordagem ocorreu durante um patrulhamento preventivo, quando os policiais notaram o veículo em alta velocidade e com carga visivelmente excessiva. Ignorando a ordem de parada, o condutor, um homem de 27 anos, conduziu o veículo até o perímetro urbano de Dourados, onde acabou perdendo o controle e foi capturado.
Após ser detido, o motorista confessou ter sido contratado para transportar a droga de Ponta Porã até Três Lagoas. Durante a operação, foi também descoberto que as placas do veículo eram falsas, complicando ainda mais a situação do detido.
A ação foi parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), integrada à Operação Ágata Fronteira Oeste II e à Operação COSUD, que envolve sete estados do Sul e Sudeste. A ocorrência foi registrada e encaminhada para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) em Dourados, calculando-se um prejuízo de aproximadamente R$ 1,3 milhão ao crime organizado.
Vivianne Nunes