De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), são 71,1 milhões de consumidores com prestações a pagar por compras no cartão de crédito, no cartão de lojas, no crediário ou no cheque pré-datado.
O cartão de crédito é, como já se sabe, o queridinho do brasileiro, a modalidade que concentra a maior parte das dívidas.
Isso porque é uma forma fácil e rápida de ter acesso a crédito, como explica a coordenadora financeira e administrativa na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Merula Borges.
“Mais de 70% dos entrevistados colocaram o crédito como sua forma de acesso ao crédito preferida. São mais de 71 milhões de brasileiros comprando com essa modalidade, especialmente roupas, calçados, acessórios, eletrodomésticos e eletrônicos. Ou seja, é muito importante para o varejo e além disso, 80% dos entrevistados disseram que têm a intenção de comprar nessa modalidade no próximo mês”, afirmou Merula.
A modalidade de crédito mais usada é também o principal vilão do orçamento das famílias, motivo maior da inadimplência do consumidor.
Por isso, Merula Borges lembra que é preciso planejar e ter controle dos gastos:
“Apesar de boa parte dos brasileiros, 77% apontarem que pesquisam as tarifas e juros envolvidos na transação ao tomar um crédito, a gente ainda vê que mais da metade não faz o efetivo controle das parcelas, das prestações e aí a gente chama a atenção já que tem taxas de juros muito altas e dívidas pequenas e controláveis podem virar uma bola de neve que o consumidor não consegue quitar depois”, enfatizou.
Ainda de acordo com a pesquisa da CNDL, 34% das pessoas ouvidas admitiram ter ficado com o nome sujo devido a inadimplência no pagamento das compras parceladas feitas nos últimos 12 meses, sendo 21% devido ao cartão de crédito.
Rádio 2