Campo Grande , 20 de novembro de 2024

‹ Voltar

Maioria dos brasileiros não se identifica com polos políticos

  • Postado em 28 setembro 2024
  • Categorias:Política

Pesquisa DataSenado revela que grande parte dos brasileiros não se considera alinhada a direita, esquerda ou centro, com possíveis implicações para as eleições municipais

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado em 2024 revela que a maioria da população brasileira com direito ao voto não se identifica com os polos políticos tradicionais de direita, esquerda ou centro. Entre os mais de 21 mil entrevistados, 40% afirmaram não se classificar em nenhuma dessas opções.

Os dados mostram que 29% dos entrevistados se identificam mais com a direita, 15% com a esquerda e 11% com o centro, enquanto o restante preferiu não responder. Segundo a diretora da Secretaria de Transparência do Senado, Elga Mara Teixeira Lopes, isso indica que a polarização política não é o principal fator nas eleições municipais deste ano. “Para o eleitor, conta mais a capacidade dos candidatos em resolver os problemas do município”, afirma.

José Henrique de Oliveira Varanda, coordenador da pesquisa, destaca que essa postura mais neutra pode influenciar o resultado das eleições de forma significativa, já que grande parte da população parece não enxergar a política dentro de “caixinhas” ideológicas. Para ele, a pesquisa revela que “a população brasileira não é tão polarizada quanto se pensa”.

Recortes de gênero e raça

A pesquisa também aponta diferenças significativas por gênero e raça. Entre as mulheres, 46% afirmam não se identificar com nenhuma ideologia política, enquanto entre os homens esse número cai para 34%. Já em termos de raça, 44% dos brasileiros que se declaram pretos, pardos ou indígenas disseram não se posicionar politicamente, em comparação com 35% dos que se declaram brancos ou amarelos.

Confiança nas urnas eletrônicas

Outro aspecto investigado foi a confiança nas urnas eletrônicas. Entre os eleitores de esquerda, 86% acreditam na confiabilidade dos resultados, enquanto 61% dos eleitores de direita discordam dessa afirmação, refletindo uma diferença de confiança entre os grupos.

Fonte: Agência Senado
Foto: Divulgação/Web

VEJA TAMBEM: