Membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participam de bate-papos literários durante o Festival de Inverno de Bonito
O 23º Festival de Inverno de Bonito (FIB) se prepara para valorizar a literatura sul-mato-grossense com a presença marcante da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). A instituição, que celebra meio século de existência, promoverá uma série de bate-papos e palestras com seus renomados membros, os imortais Henrique de Medeiros Filho, Pedro Chaves dos Santos Filho e Rubenio Marcelo. Os encontros literários ocorrerão nos dias 22, 23 e 25 de agosto, no Lounge da Literatura, localizado na Praça da Liberdade, e contarão com a mediação do escritor Rodrigo Teixeira.
Programação e temáticas
A programação inicia na quinta-feira, 22 de agosto, às 16h, com a palestra “Poesia e caminhos da palavra”, ministrada por Rubenio Marcelo. Poeta, escritor e compositor, Marcelo explorará as nuances da arte da palavra, baseando-se em sua recente obra “Caminhos – 100 Poemas Escolhidos”, uma antologia poética aprovada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS). A palestra promete mergulhar o público na reflexão literária e na profundidade poética que caracteriza a obra do autor.
Na sexta-feira, 23 de agosto, também às 16h, o escritor e educador Pedro Chaves dos Santos Filho comandará a palestra “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”. Chaves abordará o desenvolvimento educacional da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), instituição sobre a qual escreveu em coautoria com Therezinha Samways. O autor discutirá as inovações e o impacto educacional da universidade, inspirando novas gerações a transformar sonhos em realidade.
Encerrando o ciclo de palestras, no domingo, 25 de agosto, às 16h, Henrique Alberto de Medeiros Filho, presidente da ASL, apresentará a palestra “Os nadas em busca dos tudos da poesia”. Baseado em sua nova antologia poética “nadas em busca de tudos”, Medeiros Filho explorará a poesia como uma reflexão profunda sobre a vida e o pensamento humano, abordando a interseção entre o viver e a palavra.
Valorização da cultura regional
Durante o Festival, os imortais da ASL reiterarão a importância da instituição na promoção e valorização da literatura sul-mato-grossense. Recentemente, a ASL celebrou 50 anos de atuação, reunindo os mais ilustres escritores do estado e contribuindo para o enriquecimento do patrimônio cultural por meio de obras literárias de diversos gêneros e estilos.
Serviço
ASL no FIB 2024
- “Poesia e caminhos da palavra”
Palestrante: Rubenio Marcelo
Data: 22 de agosto de 2024
Horário: 16h
Local: Lounge da Literatura, Praça da Liberdade - “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”
Palestrante: Pedro Chaves
Data: 23 de agosto de 2024
Horário: 16h
Local: Lounge da Literatura, Praça da Liberdade - “Os nadas em busca dos tudos da poesia”
Palestrante: Henrique de Medeiros
Data: 25 de agosto de 2024
Horário: 16h
Local: Lounge da Literatura, Praça da Liberdade
Fonte: Governo de MS/FIB 2024
Foto: Divulgação/FIB 2024