Campo Grande , 26 de novembro de 2024

‹ Voltar

‘Junho Lilás’: campanha aborda importância Teste do Pezinho para diagnóstico em recém-nascidos

  • Postado em 06 junho 2023
  • Categorias:Cidades

Secretaria de Estado de Saúde (SES) apoia campanha sobre a importância do exame para identificar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, com ações especiais no Dia Nacional do Teste do Pezinho.

O mês de junho evidencia a campanha ‘Junho Lilás’, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a relevância do Teste do Pezinho na saúde dos recém-nascidos. Mato Grosso do Sul se destacou no país ao ser pioneiro na detecção da Toxoplasmose Congênita, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). O Teste do Pezinho realizado no estado contempla a detecção de sete doenças, proporcionando um diagnóstico precoce que pode evitar complicações futuras.

O Teste do Pezinho, também conhecido como Triagem Neonatal, é um exame laboratorial realizado nos primeiros dias de vida do bebê. Ele permite identificar doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas, endocrinológicas e infecciosas que, se não tratadas adequadamente e a tempo, podem levar a problemas como atraso psicomotor e deficiência cognitiva.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a realização do teste é fundamental para garantir a saúde do bebê tanto a curto quanto a longo prazo. Quanto mais cedo essas doenças forem detectadas, maiores são as chances de tratamento eficaz. “O Teste do Pezinho é um ato diagnóstico de extrema relevância e deve estar disponível para todos os recém-nascidos em nosso território”, afirma o secretário.

O processo do teste é seguro e quase indolor. Consiste em coletar algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, que são absorvidas por um papel filtro. O resultado deve ser apresentado ao pediatra da criança, que indicará as providências necessárias. Recomenda-se realizar o exame entre o 3º e o 5º dia de vida, devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.

Larissa Lisboa Monti, enfermeira responsável pela Triagem Neonatal da SES, enfatiza a importância de realizar o teste nesse período específico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido o tratamento e o acompanhamento da criança poderão ser iniciados, contribuindo para uma melhoria significativa em sua qualidade de vida.

De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), Mato Grosso do Sul registrou 40.101 nascimentos em 2022. Dados do IPED/APAE de Campo Grande, instituição habilitada pelo Ministério da Saúde como referência em Triagem Neonatal no estado, mostram que 84,42% dos recém-nascidos realizaram o teste.

O Teste do Pezinho é considerado a maior iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) na área da genética. Além de ser uma ação preventiva, desempenha um papel fundamental na redução da mortalidade infantil por meio do diagnóstico precoce de doenças específicas.

Em Mato Grosso do Sul, o exame é realizado desde 2002 e abrange a primeira fase do PNTN, que inclui a triagem da Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística, Hemoglobinopatias, Deficiência da Biotinidase, além da Toxoplasmose Congênita.

O Teste do Pezinho oferecido pelo SUS é gratuito e é um direito de todas as crianças nascidas no território nacional, independentemente do tipo de parto.

Dia D
Em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, o IPED/APAE está promovendo o evento ‘Dia D’ nesta terça-feira (6), às 8h15. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame e oferecer informações sobre o Teste do Pezinho, além de realizar aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

Josaine Palmieri, coordenadora técnica do IPED/APAE, destaca que o evento visa mostrar à população o quão importante é o Teste do Pezinho e como ele pode salvar a vida das crianças. “As pessoas precisam entender que quanto mais cedo qualquer alteração for diagnosticada, menores serão as sequelas. Por isso, estaremos realizando este evento, com informações sobre o exame, além de aferição da pressão arterial e teste de glicemia”, explica.

O Dia D será realizado na unidade de coleta avançada do IPED/APAE, localizado na rua Marechal Rondon, 2599, Centro, em Campo Grande.

com informações da Assessoria
Foto: Divulgação/SES

VEJA TAMBEM: