No último sábado (01), a Polícia Militar foi acionada para recolher um morteiro, no município de Ladário, distante 425 quilômetros da capital. O artefato explosivo foi encontrado durante uma perfuração na rua José Ambrosio. Ao encontrar o objeto, o responsável pela escavação entrou em contato com a PM, que enviou a equipe do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
O homem informou que fazia a perfuração quando encontrou o morteiro, porém, sem saber exatamente o que era, o levou para um local afastado e avisou seu superior, que acionou a PM.
Ao chegar, a equipe da GBE isolou a área para análise do dispositivo e constatou que se tratava de um artefato explosivo, informando imediatamente o comando de força patrulha para serem tomaras as providências.
Para garantir a segurança dos moradores, uma equipe do BOPE realizou os procedimentos necessários para contenção e explosão do objeto em um local seguro, por volta das 16h.
Precauções
Caso aconteçam situações semelhantes ao ocorrido em Ladário, entre em contato com as autoridades locais. Abaixo listamos as principais medidas de segurança.
- Não mexer no objeto: se você encontrar um objeto suspeito, não o mova ou tente desarmá-lo. Isso pode causar uma explosão ou acidente grave;
- Isolar a área: é importante manter as pessoas afastadas do objeto e isolar a área para evitar que outras pessoas se aproximem e possam ser afetadas em caso de explosão;
- Entrar em contato com as autoridades: avise imediatamente a polícia, bombeiros ou equipe especializada em explosivos da sua região para que eles possam tomar as medidas necessárias para lidar com o objeto.
Odirley Deotti
com informações da PMMS
Foto: PMMS