Após o sucesso de uma recente campanha de doação, a Rede Hemosul MS voltou a enfrentar uma preocupante queda no número de doadores. A coordenadora Marina Sawada Torres destacou que, apesar das campanhas de incentivo terem gerado um aumento temporário, é essencial que a população mantenha a regularidade nas doações para garantir a segurança dos estoques de sangue e hemocomponentes em Mato Grosso do Sul.
“A doação de sangue deve ser contínua para que possamos atender a demanda dos hospitais e garantir a disponibilidade de componentes sanguíneos essenciais”, enfatizou Marina. Ela alerta que a redução nas doações ameaça a capacidade do Estado de atender a emergências médicas e procedimentos cirúrgicos.
Na semana passada, o Hemosul registrou uma média de 230 doações diárias, mas este número caiu para 135 no início desta semana. Com a previsão de uma nova frente fria, há uma preocupação de que as doações diminuam ainda mais, apesar da demanda constante.
O Hemosul faz um apelo para que a população continue doando, lembrando que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Há uma necessidade urgente de todos os tipos sanguíneos, especialmente dos tipos O- e O+, os mais requisitados.
Doação de sangue: como participar
Para doar sangue, é necessário comparecer a uma unidade de coleta com documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável), pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado.
Locais de doação em Campo Grande:
- Hemosul Coordenador
- Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro
- Segunda a Sexta: 7h às 17h | Sábado: 7h às 12h
- Hemosul HRMS
- Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho
- Segunda a Sexta: 7h às 12h
- Hemosul Santa Casa
- Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro
- Segunda a Sexta: 7h às 12h
Fonte: Governo de MS
Foto: PxHere