Pesquisadores da Fundação MS iniciaram nesta quarta-feira, 3 de maio, uma jornada por oito cidades do estado para apresentar os principais resultados da safra de soja 2022/2023, de cada região. Rio Brilhante, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Anaurilândia, Ivinhema e São Gabriel do Oeste estão na rota dos cientistas, que percorrerão as cidades para informar os produtores rurais e profissionais do agro sobre os experimentos, avaliações e manejos adequados para cada região.
Durante a apresentação dos resultados, a Fundação MS levará informações precisas e prontas para serem aplicadas pelos produtores, com o objetivo de transformar dados em informações precisas que possam ser utilizadas no campo. A programação técnica, voltada para a realidade de cada município e região, abordará temas como manejo da adubação na cultura da soja, desempenho produtivo de cultivares de soja no Centro-Sul do MS, manejo de pragas e plantas daninhas na cultura da soja e sanidade, do plantio à colheita.
De acordo com o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, a divulgação dos resultados é tão importante quanto o acompanhamento da safra, e a informação faz toda a diferença no desenvolvimento de uma safra. Ele destaca que uma das missões da Fundação MS é dividir informações com quem está na ponta, buscando soluções baseadas na ciência.
A Fundação MS instalou e conduziu diversos experimentos durante todo o ciclo da soja, avaliando o desenvolvimento das plantas, sua resposta a cada tratamento, assim como as pragas e doenças que as atingiram. A pesquisa visa oferecer soluções efetivas e seguras aos produtores rurais, evitando testes e riscos desnecessários.
A apresentação de resultados da Fundação MS é uma oportunidade para que os produtores rurais conheçam as informações mais recentes e atualizadas sobre a safra de soja, com foco na região onde atuam. A iniciativa promove uma aproximação entre os pesquisadores e os produtores, fortalecendo o diálogo e a troca de conhecimentos para aprimorar a produção agrícola.
O evento é gratuito e para participar o produtor rural deve apenas comparecer ao local, na data e horário agendado. Confira abaixo a agenda da Apresentação de Resultados, com os respectivos municípios:
3 de maio, em Rio Brilhante
Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Rio Brilhante
4 de maio, em Maracaju
Das 7h30 às 12h, na Câmara Municipal de Maracaju
9 de maio, em Naviraí
Das 7h30 às 12h, na Arec Copasul
12 de maio, em Dourados
Das 7h30 às 12h, na Expoagro
29 de maio, em Anaurilândia
Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Anaurilândia
30 de maio, em Ivinhema
Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Ivinhema
31 de maio, em Ponta Porã
Das 7h30 às 12h, local a definir
2 de junho, em São Gabriel do Oeste
Das 7h30 às 12h, local a definir
com informações Fundação MS
Foto: Kelly Sikkema