Boletim InfoGripe aponta crescimento de SRAG e reforça importância da vacinação e isolamento em caso de sintomas
A Fiocruz divulgou nesta quinta-feira (5) o Boletim InfoGripe, que mostra um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Brasil, com destaque para a Covid-19 em adultos e adolescentes. Enquanto o rinovírus é o principal causador entre crianças de até 14 anos, o aumento dos casos de Covid-19 preocupa em estados como Goiás e São Paulo, este último sendo um foco de atenção devido à intensa movimentação de pessoas.
Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, destacou a importância de manter a vacinação contra a Covid-19 em dia, especialmente para grupos de risco, e reforçou a necessidade de isolamento em caso de sintomas gripais. “Se apresentar sintomas, a recomendação é ficar em casa, inclusive para crianças e adolescentes. Se não for possível, o uso de máscaras de boa qualidade é essencial”, afirmou Portella.
O boletim também destacou a queda nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A, que continuam em declínio. Já os estados do Nordeste, Centro-sul e Norte apresentam alta nos casos de SRAG por rinovírus.
Desde o início de 2024, foram registrados 123.082 casos de SRAG, com 59.410 confirmados para algum vírus respiratório, dos quais 18% são casos de Covid-19. No mesmo período, foram contabilizados 7.370 óbitos, sendo 50,8% relacionados à Covid-19.
Fonte: Agência Brasil
Foto: PxHere