Mais de 5 mil pessoas foram vacinadas contra a Gripe e Covid-19 em Campo Grande durante o fim de semana. No sábado, conhecido como Dia D, 14 unidades de saúde e dois pontos itinerantes estiveram abertos durante todo o dia para atender a população. No domingo, a vacinação ocorreu em dois pontos itinerantes. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 2.556 doses de vacina contra a gripe e 1.221 doses de vacina contra a Covid-19 no sábado.
No domingo, os pontos itinerantes realizaram apenas a vacinação contra a gripe, totalizando 1.382 doses aplicadas nesses locais. Ao todo, foram administradas 5.160 doses de vacinas contra a gripe e a Covid-19 durante os dois dias. O secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, acompanhou a vacinação e reforçou a importância da imunização, ressaltando que a vacina é a forma mais eficaz de se proteger contra doenças graves.
A vacinação contra a gripe foi liberada para toda a população com mais de 6 meses, de acordo com uma resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), devido à baixa procura entre os grupos prioritários e à necessidade de ampliar a cobertura vacinal. Segundo o relatório do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 28,65% do público-alvo em Campo Grande recebeu a vacinação até o momento, representando cerca de 97,1 mil pessoas de um público estimado em 339 mil.
Os idosos com 60 anos ou mais continuam sendo um dos grupos com maior taxa de cobertura vacinal, com aproximadamente 52,3 mil pessoas vacinadas, o que representa 38,84% desse público-alvo estimado em 134.732. A última campanha de vacinação teve uma cobertura muito abaixo do recomendado, com apenas 43,4% do público-alvo buscando a imunização em 2022, quando o mínimo recomendado é de 90% para cada grupo prioritário.
A vacina contra a gripe disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde da capital protege contra os vírus H1N1, H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes da doença. A vacinação está disponível durante toda a semana, tanto no período da manhã quanto da tarde, em mais de 70 unidades básicas de saúde e de saúde da família em Campo Grande.
com informações da Sesau
Foto: Divulgação/PMCG