Doze animais com deficiência estão a procura de um lar e farão parte da 1ª Feira de Adoção de Pets com necessidades especiais que acontece nesta sexta-feira (15) no Shopping Campo Grande. São 16 pets disponíveis para adoção, sendo 12 cães e 4 gatos portadores de alguma necessidade especial, como cegueira, epilepsia, paraplegia, amputação e velhice. Os animais estão vacinados, vermifugados e castrados. Muitos foram resgatados de situações de maus tratos, ou atropelados e abandonados. O assunto foi tema de hoje no programa Rádio Livre, da FM 104,7 que entrevistou o coordenador do grupo de apoio e proteção da causa animal, Bruno Nóbrega.
“Nas nossas feiras, quase 600 animais já foram adotados e os especiais acabam ficando no final da fila”, comentou Nóbrega. Segundo ele, a cada cem animais adotados, apenas um tem deficiência. “A maioria foi vítima da crueldade humana”, enfatizou.
Ele lembrou ainda, durante o bate papo, que a lei dos maus tratos é bastante dura, mas que precisa de denúncias. “A gente implora para que as pessoas denunciem essas situações”, afirmou.
Bruno também fala da importância de se quebrar o preconceito com relação a animais adultos, que também precisam e podem ofertar afeto. Mas ele também lembra a responsabilidade que vem com uma adoção. “Animal não é brinquedo”, comentou.
O delegado Bruno Henrique Urban, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), também falou durante a entrevista ressaltando que essa situação dos maus tratos pode ser considerada uma questão de saúde pública. “Esses animais são, muitas vezes negligenciados por seus donos, de forma culposa, de omissão até mesmo dolosamente, e a Decat trabalha no sentido de conscientização e em alguns casos mais graves, de abertura de procedimento criminal para que essas pessoas respondam perante o poder judiciário”, comentou.
Apesar de ser considerado crime, o papel desempenhado pela delegacia também inclui a orientação para que as pessoas procurem órgãos oficiais de castração de seus animais e, desta forma, evitem o abandono. “Uma vez que você tem um animal em sua residência, é um compromisso muito grande com a vida e todas as vidas importam. A Decat trabalha no sentido de conscientização para que os nossos pets, que hoje são parte da família de muitas casas aqui na nossa cidade, sejam tratados com dignidade e respeito.
Adoção Responsável
Cães a espera de um lar. (Foto: Protetores)
Para adotar um dos animais a disposição na feira desta sexta-feira (15) é necessário que o interessado seja maior de idade e que esteja munido de comprovante de residência. Um bate papo com o possível tutor deverá avaliar o perfil de vida dessa pessoa, uma forma de verificar também se essa pessoa terá disposição e condições de cuidar do animal adotado, já que estamos falando de pets com deficiências, o que demanda ainda mais atenção.
Jogado aos porcos
Negão deve ter em média sete anos. Ele morava em uma comunidade rural e o proprietário, ao perceber que alguns dos porcos estavam sendo furtados, resolveu colocá-lo como cão de guarda. Só que o erro foi ter colocado o cachorro no mesmo ambiente que os porcos. “Ele ficava dentro do chiqueiro”, contou Bruno.
Segundo ele, o cão foi atacado pelos porcos, teve um membro amputado e um olho furado. Depois disso, o proprietário o abandonou. Uma protetora recebeu a denúncia e fez o resgate do animal. O animal, que estava em situação lastimável, tinha até larvas em suas feridas. Ele foi levado para uma ong e tratado. Hoje está entre os animais que buscam um lar, uma família.
A Feira será das 17h às 22h, no Shopping Campo Grande e na ocasião, também haverá arrecadação de ração. Metade da feira será on-line, ou seja, haverá telões com fotos e vídeos dos animais. Não são todos os animais que estarão à mostra no local, devido a dificuldade de locomoção dos pets.
A realização é da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal (VidaANIMAL), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT-Polícia Civil) e Lord Pet Store.
Vivianne Nunes