Campo Grande , 26 de novembro de 2024

‹ Voltar

Farmácia Popular amplia acesso gratuito a medicamentos

  • Postado em 07 junho 2023
  • Categorias:Nacional

Programa inclui beneficiários do Bolsa Família, mulheres e povos indígenas, além de expandir unidades em municípios vulneráveis.

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (7) uma série de mudanças no programa Farmácia Popular do Brasil, visando ampliar o acesso gratuito a medicamentos e credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. As medidas abrangem diferentes públicos e têm o objetivo de beneficiar milhões de brasileiros em todo o país.

Bolsa Família: Medicamentos gratuitos para todos

A partir de agora, os 55 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. Para retirar os medicamentos, basta procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. O sistema reconhecerá automaticamente o vínculo com o Bolsa Família, dispensando a necessidade de um cadastro prévio.

Saúde da mulher: Ampliação dos medicamentos gratuitos

No novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres poderão retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Cerca de 5 milhões de mulheres que anteriormente pagavam metade do valor por esses medicamentos serão beneficiadas com a gratuidade.

Povos indígenas: Acesso facilitado à assistência farmacêutica

O Farmácia Popular passará a atender também a população indígena, ampliando e facilitando o acesso aos medicamentos básicos disponíveis nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Todos os 40 medicamentos do programa serão disponibilizados gratuitamente para os povos originários. Representantes das comunidades indígenas serão escolhidos para retirar os medicamentos, evitando deslocamentos, e o programa não exigirá CPF para atendimento.

Demais públicos: Continuidade dos medicamentos gratuitos

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes continuarão gratuitos para todos os públicos, sem alterações.

Novas unidades: Expansão em municípios vulneráveis

Além das medidas de ampliação do acesso gratuito, o Farmácia Popular retomou novas habilitações e priorizou municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Um total de 811 cidades poderá solicitar o credenciamento de unidades em todas as regiões do país, com destaque para o Norte e Nordeste.

Com essas novas habilitações, espera-se que até o final do ano o Farmácia Popular esteja presente em 5.207 municípios, abrangendo 93% do território nacional. As medidas adotadas têm como objetivo garantir um acesso mais amplo e facilitado a medicamentos essenciais, promovendo a saúde e o bem-estar da população brasileira.

Com informações Agência Brasil
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

VEJA TAMBEM: