As exportações de produtos, especialmente soja, pelo terminal portuário de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, devem atingir recorde este ano, ultrapassando as 700 mil toneladas. Até agora, o porto privado no município já movimentou 122.400 toneladas, um marco no transporte do grãos. A empresa também contratou a movimentação de mais 675 mil toneladas até o final do ano.
O bom desempenho da movimentação de cargas na hidrovia do rio Paraguai se deve, em parte, à melhoria das condições de navegação com o maior volume de chuvas na região e às políticas públicas desenvolvidas pelo governo estadual. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia (Semadesc), Jaime Verruck, destacou a importância desta retomada da movimentação de cargas pela hidrovia, pois tem menor custo e permite a redução no tráfego de caminhões pela rodovia.
Um dos fatores para este crescimento no transporte hidroviário em Mato Grosso do Sul, segundo o secretário, é o Proex, um programa criado pelo governo para incentivar a exportação. A movimentação de cargas é feita pelo Terminal Portuário do Grupo FV, inaugurado em 2020, que abrange um terreno de 50 hectares, com 26 hectares de área útil e 500 metros de frente para o Rio Paraguai.
A capacidade de fluxo de embarque é de mil toneladas por hora para o transbordo de soja, milho e açúcar, assim como a importação de fertilizantes. A estrutura do Terminal tem a capacidade de movimentar até dois milhões de toneladas de grãos por ano. O Terminal também está apto a movimentar outros produtos, trazendo outras oportunidades de novos negócios para quem busca uma solução logística em escoamento.
O Proex concede incentivos tributários às empresas que construírem e utilizarem terminais de embarque e desembarque de mercadorias utilizando portos em Corumbá, Porto Murtinho e Ladário. As empresas que assinarem o Termo de Compromisso têm direito aos incentivos até 31 de dezembro de 2032, desde que os produtos exportados sejam por meio de “embarque por meio de infraestrutura portuária construída e mantida pela empresa interessada”. Estes embarques podem ser de produtos da própria empresa que firmar o termo de compromisso ou de outras empresas que assinarem contrato para utilizarem a estrutura portuária.
A decisão judicial que mantém a administração do terminal hidroviário de Porto Murtinho sob o controle do Governo de Mato Grosso do Sul deve ajudar a ampliar o transporte hidroviário neste ano, uma vez que o ativo permanece com o governo estadual, livre de embaraços judiciais para uma nova concessão.