Campo Grande , 25 de novembro de 2024

‹ Voltar

Expectativa de inflação em 2023 cai, mas permanece acima do esperado

O mercado financeiro revisou para baixo a estimativa de inflação para o ano de 2023, conforme o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central. A projeção agora é de que o custo de vida do brasileiro aumente 5,80% este ano, enquanto na semana anterior a previsão era de 6,03%. Apesar da revisão para baixo, a expectativa ainda supera o teto da meta estabelecida, que é de 4,75% para 2023, com o centro da meta definido em 3,25%.

A meta de inflação é considerada cumprida quando o índice se mantém dentro dos limites, considerando uma margem de um ponto e meio percentual para cima ou para baixo. Portanto, neste ano, a inflação pode oscilar entre 1,75% e 4,75%. O objetivo principal da meta é garantir um aumento controlado no custo de vida, sem prejudicar os preços nem o poder de compra da população, indicando um crescimento econômico sustentável e saudável.

No mês de abril, o Brasil registrou uma inflação de 0,61%, acumulando um aumento de 4,18% no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses, dentro dos limites da meta fiscal estabelecida. Além da inflação, o Boletim Focus desta semana também trouxe destaque para a previsão de crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB).

Agência Rádio 2
Foto: Ian Talmacs

VEJA TAMBEM: