Pesquisa inovadora, em parceria com a Agems, Fapec e UFMS, conclui diagnósticos para melhorar controle e fiscalização no setor
Um estudo inovador realizado em parceria com a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos no Mato Grosso do Sul), Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi recentemente concluído e entregue ao Detran-MS. O objetivo é garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços padronizados e de alta qualidade ao buscar vistoriadoras e estampadoras.
Rudel Trindade, Diretor-Presidente do Detran-MS, destacou a importância do estudo, que visou a verificação e controle dos serviços prestados, apontando para a futura implementação de novos procedimentos de inspeção veicular. “Essa é uma iniciativa inédita que une dois órgãos. A Agems, que tem a expertise de fazer esses levantamentos, junto com a UFMS, uma entidade com uma qualidade enorme em termos de técnicos e profissionais. O primeiro passo foi a avaliação dos serviços de estampagem de placa e de vistoria de veículos no Estado. Um estudo muito bom que vai render bons frutos porque a partir de agora nós vamos cobrar as medidas necessárias para que os serviços sejam perfeitos”, afirmou Trindade.
O estudo envolveu 56 profissionais e pesquisadores ao longo de dois anos. Durante esse período, foram realizadas visitas a 522 empresas do setor, resultando na compilação de um acervo de relatórios detalhados. Entre os indicadores de entrega estão mais de 29 mil km de área percorrida, auditoria de 16,7 mil laudos, detecção de mais de 55 mil inconformidades e geração de 85 relatórios estratégicos.
Carlos Alberto de Assis, Diretor-Presidente da Agems, também ressaltou a importância da parceria. “O Detran é referência nacional com vários cases de sucesso, a AGEMS é parceira e temos uma inovação nas mãos. Através do nosso trabalho, vamos entregar um serviço de qualidade e segurança a nossa população”, declarou Assis.
O estudo representa mais uma parceria institucional do Detran-MS visando a melhoria de serviços, com foco na fiscalização e garantia de qualidade para os cidadãos.