Campo Grande , 20 de novembro de 2024

‹ Voltar

Estudo do ONS aponta impacto positivo do Horário de Verão

  • Postado em 25 setembro 2024
  • Categorias:Cidades

Medida pode reduzir demanda de energia em até 2,9% e gerar economia de R$ 400 milhões entre outubro e fevereiro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta segunda-feira (23/09) uma Nota Técnica avaliando os impactos da reintrodução do Horário de Verão no Brasil. O estudo, apresentado durante a reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 19 de setembro, indica que a adoção da medida pode aumentar a eficiência do Sistema Interligado Nacional (SIN), especialmente no atendimento à demanda noturna de energia.

De acordo com o ONS, o Horário de Verão seria benéfico entre 18h e 20h, quando o SIN enfrenta o desafio de suprir a saída da geração solar e o aumento do consumo energético. O estudo aponta que, se implementado, o Horário de Verão poderia reduzir em até 2,9% a demanda máxima por energia, além de gerar uma economia de cerca de R$ 400 milhões no custo operacional do sistema entre os meses de outubro e fevereiro.

Durante a reunião do CMSE, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a decisão sobre o retorno do Horário de Verão ainda está em avaliação pelo governo, mas garantiu que não há risco de crise energética neste ano. “Não temos chance de crise energética este ano, mas devemos cuidar para que não tenhamos nenhum evento pontual, especialmente nos horários de pico. Nossa missão é equilibrar segurança energética com tarifas acessíveis para o consumidor. Se energia é vida, energia mais barata é sinônimo de renda, emprego e desenvolvimento nacional”, destacou Silveira.

A nota completa do ONS pode ser acessada [aqui].

Fonte: MME
Foto: FreePik

VEJA TAMBEM: