Pesquisa conduzida pela UFMS em parceria com a Fapec investiga eficácia da primeira vacina contra a dengue produzida no Brasil.
A segunda temporada do videocast Conexão Fapec traz como tema principal o projeto que está na fase três dos estudos sobre a eficácia da Vacina QDenga, a primeira imunização contra a dengue desenvolvida no Brasil. A pesquisa, conduzida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), é destaque no segundo episódio.
A coordenadora do projeto, professora e médica Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, explica a importância de realizar essa fase de estudos na Capital sul-mato-grossense, devido ao elevado número de casos de dengue na região. O imunizante pode ser aplicado tanto em pessoas infectadas quanto naquelas que ainda não contraíram o vírus.
“A região em que estamos é muito propícia para pesquisas sobre doenças tropicais devido ao clima. A UFMS sempre foi um centro de referência em pesquisas, e a Fapec, como nossa parceira de apoio, nos auxilia a desenvolver e competir com outros mercados. Isso traz conhecimento para os pesquisadores, pós-graduandos e até mesmo para os graduandos, que têm a oportunidade de se envolver precocemente com a pesquisa científica e se sentem atraídos por ela”, afirma a coordenadora.
O projeto, iniciado em 2016, conta com mais de cinco anos de acompanhamento dos voluntários. O objetivo é verificar a eficácia da vacina e avaliar a viabilidade em investir na distribuição tanto na rede pública quanto privada. Além disso, busca determinar se a vacina oferece respostas adequadas em relação aos microrganismos responsáveis pela dengue.
O projeto da vacina QDenga é um exemplo do compromisso da comunidade científica brasileira em buscar soluções eficazes para doenças tropicais, como a dengue.
Sobre o Conexão Fapec
O videocast tem a intenção de popularizar, simplificar e difundir cada vez mais a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e o Empreendedorismo. Novos episódios serão lançados semanalmente no Spotify. Para seguir o Conexão Fapec, clique no link.
com informações da Ass. Fapec