Entre os meses de janeiro e março deste ano, 444 ocorrências de acidentes envolvendo motociclistas foram registradas pelo Corpo de Bombeiros, em Mato Grosso do Sul. Apenas em março, na Capital, foram 163 acidentes, “grande parte provocada por eles próprios”. A informação foi repassada ao Programa Tá Na Rua, da Rede Educativa de Televisão, pelo tenente-coronel Antonio Cesar Pereira da Silva.
Na ocasião, o tenente-coronel bombeiro lembra algumas situações que precisam ser evitadas para garantir a segurança no trânsito. “Chinelos para conduzir motocicletas, às vezes podem enroscar no câmbio, no freio de pé e isso tem ocasionado muitos acidentes. Aparelho celular durante o deslocamento provoca distração na moto e é crucial para que o acidente aconteça”, frisou o oficial.
Para o instrutor de pilotagem Uriá de Mello Soares, o mais importante é prever o que pode acontecer. “Conseguir antever o que o próximo motorista vai fazer, o que o motociclista vai fazer. Em uma situação de chuva, de visibilidade ruim, a previsibilidade das coisas fica mais difícil. O importante é reduzir a velocidade. Isso porque aí você consegue raciocinar de maneira mais espaçada com relação à decisão que você vai ter que tomar”, explicou.
Uriá falou também sobre a importância de ter o principal equipamento de segurança garantido: “A gente recomenda sempre que a pessoa utilize o capacete fechado, muito mais importante do que o aberto. A viseira é de extrema importância, tem opções fumê, amarelada e existe regulamentação para isso. Também tem no mercado a opção de capacetes com viseira interna e externa”, afirmou. “Roupa completa, calça e camisa de manga longa, melhor que isso é utilizar a jaqueta porque aí tem proteção da roupa completa. Em Campo Grande e no interior, coloque a antena corta pipa. Quem vai saber o que é melhor é o próprio motociclista”.
Leandro Ferreira, que está nas ruas sobre duas rodas há mais de quinze anos no trânsito de Campo Grande, dá o alerta: “Todo cuidado é pouco. Muita atenção na hora de dirigir, com a gente e com as outras pessoas”.
A reportagem especial sobre os cuidados que os motociclistas precisam ter com o trânsito foi ao ar na última quarta-feira (26) mas está à disposição no canal da Rede Educativa MS, no Youtube.
O programa Tá Na Rua é apresentado pela jornalista Priscila Trauer e a acadêmica de audiovisual, Mari Santana, e fruto de uma parceria entre a Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Fapec), Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que vai ao ar todas às quartas-feiras, pela TV Educativa, às 21h30.
Vivianne Nunes
Fotos: Divulgação